// Comunidade IIF – Uma oportunidade de vida através da fotografia, essa é a história da fotógrafa Paula Datti

Fototerapia? Você já ouviu falar disso?  Paula Datti é fotografa de família, vive exclusivamente do seu trabalho fotográfico e já teve suas fotos estampadas na primeira página de um importante jornal regional do interior de São Paulo. Quem vê todo esse sucesso não imagina as dificuldades que a fotógrafa teve de enfrentar para chegar onde está. Formada no Curso de Capacitação Profissional do IIF, ela é a primeira convidada do retorno da série “Comunidade IIF”, uma coluna especial do IIF Magazine que conta a história de superação de alunos e ex-alunos do Instituto Internacional de Fotografia. Confira!

Paula Datti começou no IIF no Curso de Fotografia Digital, primeiro passo para quem deseja entrar no mercado profissional da fotografia. Nesta época a fotógrafa enfrentava o seu Transtorno de Pânico. Seu marido havia lido em um artigo que era mais fácil para algumas pessoas que sofrem deste transtorno saírem de casa com uma câmera na mão e olhando o mundo detrás de uma lente: “Como já mostrava uma grande inclinação e algumas fotos muito boas ele resolveu tentar essa solução e deu certo! Consegui ir a lugares abertos, como parques, que era na época algo impensável para mim, com a ‘desculpa’ que era para tirar fotos.”, contou Paula com exclusividade para o IIF, que no seu pior momento, chegou a ficar cerca de dois meses sem colocar os pés para fora de casa.

“Ele me presenteou com o curso de Fotografia Digital no meu aniversário de 2012, pois no final do ano anterior já havia me dado a minha primeira DSLR. Sabendo que eu não sou uma ótima autodidata, e com a ideia de que eu saísse sozinha (parte terapêutica da coisa, pois tinha grande dificuldade com isso), comecei o curso duas vezes por semana à noite.”, continua.  Ainda durante esse curso, Paula se sentiu confiante de que era isso que queria fazer para o resto da vida.Aproveitou a vinda para o Brasil da renomada fotógrafa de Recém-Nascidos, Danielle Hamilton, e se inscreveu em seu Workshop oferecido pelo IIF, para ampliar as suas possibilidades de trabalho.

Foto do primeiro ensaio de recém-nascido remunerado da fotógrafa. Foto: Paula Datti

Foto do primeiro ensaio de recém-nascido remunerado da fotógrafa. Foto: Paula Datti

Procurando entrar de vez no universo profissional da fotografia e animada com os resultados que vinha obtendo, a fotógrafa se inscreveu em uma turma do curso de Capacitação Profissional de Fotografia, porém uma recaída no transtorno fez com que interrompesse o curso. Apesar da grande dificuldade que enfrentava na época, Paula não desistiu e continuou fotografando como cortesia, até que em Abril de 2013 surgiu o seu primeiro trabalho remunerado.

“Uma amiga querida me pediu para fotografar o seu bebê, mas me disse que não aceitaria que fosse cortesia. Ela estava acompanhando o meu trabalho e queria me ajudar a perseguir meu sonho. Foi um presente ouvir isso e o que recebi foi muito mais que dinheiro, recebi confiança no meu trabalho”. Depois de muito pensar e conversar com seu marido a fotógrafa percebeu que não conseguiria superar as dificuldades causadas pelo pânico enquanto estivesse ligada ao seu antigo trabalho na área de TI. “Eu adorava a empresa onde trabalhava, as pessoas com quem trabalhava, mas infelizmente  meu trabalho estava deixando tudo muito difícil. Depois umas férias em que tive tempo para pensar e colocar a minha vida em ordem, eu decidi pedir demissão. Essa foi uma das decisões mais difíceis que já tomei, não tinha certeza de nada”.

Após essa difícil decisão e quase um ano depois,  Paula retornou ao IIF definitivamente e concluiu o curso de Capacitação Profissional em Fotografia. “Essa turma já era de tarde e 3 vezes por semana, assim o curso acabou antes que eu me desse conta.” Antes mesmo de terminar o curso a fotógrafa começou a receber diversas propostas de trabalho na área e assim definiu o seu estilo como Life Photography : “ Fotografo a vida, seja por encomenda ou numa viagem. É tudo um registro do que realmente existe. Nada de transformações e dias de modelo e princesa… só o que a pessoa realmente é! A minha felicidade hoje é estar presente em momentos especiais da vida das pessoas(…). Me apaixono pelos meus clientes, e quando os revejo é só alegria! Tenho uma relação de amizade com todos eles, alguns uma relação prévia que se torna mais forte, outros eu vejo essa relação nascer e eu amo isso.”, explicou.

Recentemente a fotógrafa foi destaque em Rio das Pedras. Após a cobertura de um evento, suas fotos estamparam a capa de um importante jornal local. Em fevereiro deste ano, Paula abriu sua própria empresa e cuida de todo o processo com muita dedicação:“Faço  desde os props utilizados nos ensaios e toda a cenografia que envolve cada um deles, depois fotografo com o maior carinho, trato as imagens, e também faço as caixas para entrega do material… só não faço os fotolivros, mas se tivesse como ficar com uma qualidade ótima fazendo em casa, eu faria também! Além disso, acabo fazendo e vendendo props sob encomenda para colegas. Me habilitei bastante em utilizar o Lightroom e agora estou dando os meus primeiros passos no Photoshop, e para me ajudar vou fazer o curso de  Tratamento de imagens para Newborn que o IIF vai oferecer agora em Junho.”

“Ainda tenho minhas dificuldades, mas muita coisa foi superada graças à fotografia. Não é possível se livrar de um Transtorno de Pânico, mas é possível aprender a conviver com ele, e com certeza a fotografia tem sido uma das ferramentas que me possibilita acreditar numa perspectiva de vida que não via antes.”

Foto: Paula Datti

Essa é a história de Paula Datti, que segue com novos projetos e cada vez mais realizada em sua profissão. Quem quiser acompanhar o trabalho completo da fotógrafa deve acessar o link: www.pauladatti.com

E você? Já fez algum curso no IIF e tem uma história de superação na fotografia para contar? Se quiser ver sua história publicada aqui envie um e-mail para [email protected]

Até a próxima!

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros