Como seriam as imagens de Caravaggio hoje em dia?

A fotógrafa Monica Silva, brasileira radicada na Itália há 30 anos, responde essa pergunta na sua exposição Lux et Filum, em cartaz até o dia 17 de abril, no Instituto Italiano di Cultura de São Paulo.

O projeto fotográfico Lux Et Filum (Luz e Tela, em latim), inspirado no grande pintor Caravaggio, tenta explorar as pegadas do passado para contar o presente. A fotógrafa não só se inspira nas suas obras mais conhecidas mas as relê, partindo de uma simples pergunta: como teriam sido pintados hoje estes mesmos quadros pelo seu autor?

A partir dessa proposta, a artista fez uma releitura moderna de sete dos trabalhos mais conhecidos de Caravaggio (“Medusa”, “Baco”, “Os Músicos”, “São Jerônimo escritor”, “Narciso”, “Ceia de Emmaus” e “Cesta de Frutas”).

monica“O meu trabalho é feito de confiança em mim mesma mais do que nos outros, de confiança em relação aos outros. Esta é a base sobre a qual me movo no meu trabalho, a mesma base que usei para Lux Et Filum. Para me inspirar em um dos maiores autores da história da arte foi necessário coragem, empreendedorismo e um forte desejo de deixar vestígios da própria existência”, comenta Monica Silva.

O resultado final das fotografias, todas produzidas em estúdio na Itália, é um convite aos expectadores a atravessar uma teia de ressonâncias e reflexões entre as obras do mestre e as fotos da artista.

Sobre a fotógrafa

Monica Silva alcançou reconhecimento com por retratar personalidades do mundo da cultura e do show business, além de ser autora de projetos fotográficos complexos. Nascida no Brasil, é italiana por adoção. Vive em Milão, na Itália. Seus trabalhos são publicados em jornais e revistas internacionais como Vanity Fair, El Paìs, Io Donna, Style, Flair, Dove Viaggi, Myself. É repórter do Corriere della Sera, é embaixadora de marcas como Manfrotto, PhaseOne, Profoto, Nikon, Hasselblad e ministra cursos de psicologia no retrato. A fotógrafa acaba de ser nomeada Embaixadora da fotografia para o projeto Universiday pelo Corriere Della Sera.

Mais informações:
Lux Et Filum, uma visão contemporânea de Caravaggio
Data: até 17 de abril de 2015
Local: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo  (Av. Higienópolis, 436)
Horários: De segunda a quinta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 17h. Sexta das 10h às 13h
Entrada gratuita

Parceiros

Desenvolvido por