Como me organizar para estudar em casa?

Estudar em casa soa como um verdadeiro sonho. Você acorda com calma, passa um café e fica o dia inteiro de pijama. Isso até você perceber que não fez quase nada e que a produtividade evaporou. Ou então você tinha deixado para estudar à noite, voltou para casa depois do trabalho, comeu alguma coisa, tomou um banho e quando resolver se organizar para estudar, percebeu que estava muito cansado para isso e foi ver algo na Netflix. Em ambas as situações, parece que sempre alguma distração ou desculpa aparece para te atrapalhar, não é mesmo?

Podemos listar diversos benefícios de fazer cursos online em casa. Permite um horário flexível, você pode fazer as tarefas do lar, cuidar das crianças e ainda evita o trânsito lá fora e economiza uma gasolina. No entanto, sem um professor para pegar no seu pé, é muito fácil se distrair. Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir focar no conteúdo, eliminar as distrações e aproveitar ao máximo o seu curso online no conforto do seu lar.

GERENCIE O SEU TEMPO

Faça uma programação semanal com tudo o que você tem para fazer nesses sete dias. Coloque tudo de forma organizada e clara para você conseguir visualizar as tarefas pendentes e, claro, reserve um tempo para estudar. Tenha certeza que esse é um planejamento realístico e não impossível. Anote absolutamente tudo: horários das refeições, do trabalho, da diversão e do estudo. E esforce-se para cumprir esse calendário

ELIMINE DISTRAÇÕES ELETRÔNICAS

Os equipamentos eletrônicos são as piores distrações que existem, e com eles vêm as redes sociais e os aplicativos de mensagem instantânea que, juntos, transformam-se no maior disseminador da procrastinação. Desligue tudo e mantenha à distância!

Se você pretende estudar pelo computador, baixe um daqueles aplicativos que bloqueiam alguns sites e te impedem de acessar o facebook, por exemplo. Depois você pode desbloquear novamente.

ENCONTRE UM BOM LUGAR DE ESTUDO

Você deve ter o controle do espaço onde vai estudar e deve se sentir confortável. Se você não curte sentar numa cadeira e usar um mesa como o tradicional, tente o sofá, a poltrona ou até mesmo o chão. Mas lembre-se que a ideia é ficar confortável e não pegar no sono. A cama, por essa razão, é um péssimo lugar.

O lugar escolhido também deve ser livre de distrações como músicas e conversas alheias.

Você também deve tomar cuidado com as outras pessoas na casa. Em geral, as pessoas acham que por estar em casa, você não está fazendo nada, e , por isso, vão querer falar com você ou pedir ajudar com alguma outra coisa. Esclareça a elas que você está ocupado e que tem coisa para fazer.

APOSTE EM LANCHES SAUDÁVEIS

Escolha alimentos saudáveis e nutritivos enquanto estuda no lugar de alimentos cheios de gordura e açúcar. Lance mão de alimentos que te deem energia, como frutas, vegetais e nozes. Se quiser algo doce, opte pelo chocolate amargo. E se precisar de cafeína, beba chá. E mantenha-se hidratado com água.

Evite alimentos com grandes quantidade de carboidratos e açúcar, pois eles podem fazer você se sentir com menos energia

FAÇA INTERVALOS

Se a ideia é estudar por várias horas, faça um intervalo de apenas cinco minutos a cada meia hora. Isso ajuda o seu corpo e a sua mente a relaxarem, o que faz com o que o seu processo de memorização do conhecimento seja mais eficiente. Essa pequena parada também ajuda você a manter a concentração.

Mexa-se um pouco para garantir a circulação sanguínea e te manter acordado. Tente andar ao redor da mesa, por exemplo, enquanto lê a informação estudada.

TOME NOTAS

Por se tratar de um curso online, é muito fácil acreditar que, por ser um vídeo gravado, você não precisa anotar nada, pois de esquecer de alguma informação bastará voltar ao vídeo. Mas deixe essa conveniência te impedir de fazer anotações. Pesquisas já mostraram que estudantes que usam laptops, distraem-se mais e lembram pouco. E mais: multitasking faz a produtividade cair em até 40%.

Então foque no conteúdo passado e tome notas dos pontos principais discutidos.

NÃO SEJA PASSIVO

Além de tomar nota, é essencial realizar os exercícios propostos pelos professores nos vídeos. Por exemplo, no curso online de Capacitação Profissionalizante em Fotografia do IIF, os professores sugerem diversas atividades práticas para quem está assistindo. Essas tarefas não precisam ser entregues nem valem nota. Ninguém fica no seu pé para fazê-las, mas você tem que ter em mente que elas são fundamentais para você absorver o conhecimento passado.

Então deixe a preguiça de lado e realize os exercícios recomendados. É para o seu benefício próprio. Se você não souber aproveitar essas chances, você só perderá dinheiro e tempo com esses cursos online. Você tem que estar disposto a praticar o que é passado nas aulas sem ter ninguém, além da sua consciência, te pressionando para isso.

Enfim estudar em casa pode ser muito bacana e trazer muitos benefícios, mas também exige bastante disciplina e foco.

Tente usar essas dicas e conte-nos como foi!

E caso tenha interesse, o IIF oferece diversos cursos online que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Confira: http://online.iif.com.br/

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por