// Cinara Piccolo: “É impossível fazer fotografia newborn sem tratamento de imagens”

A pós-produção é um pré-requisito para qualquer ramo da fotografia profissional, mas para os fotógrafos de recém-nascidos, essa é uma habilidade imprescindível. Cinara Piccolo, especialista no assunto, ministra uma palestra imperdível sobre tratamento de imagens específico para fotografia de recém-nascidos no Newborn Photo Conference, que acontece nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo.

Ela explica, em entrevista exclusiva ao IIF, porque o a pós-produção é tão importante: “O bebê recém-nascido quase não viu luz, então ele é muito branquinho, você vê todas as veias. Ele também ficou muito tempo no útero, então ficou meio amassadinho, com manchas vermelhas. São esses detalhes que nós temos que corrigir. Acnes, manchinhas vermelhas, icterícia – muitos deles nascem com a icterícia, que deixa a pele amarelada – essas imperfeições que vão sumir com o tempo”.

Além disso, Cinara explica que no momento do ensaio, a primeira preocupação do fotógrafo é sempre a segurança do bebê. Portanto, para poses mais complexas, é melhor fazer montagens do que colocar o bebê em risco: “Pode ser que ele fique na posição? Pode. Mas e se ele não ficar? E se ele se machucar? Não precisa correr esse risco”.

Essa preocupação primordial com a segurança dos pequenos modelos também faz com que alguns fotógrafos cometam alguns equívocos, por exemplo, no enquadramento. Esses pequenos detalhes, como uma parte do fundo sem a manta, podem ser facilmente corrigidos com o Photoshop. Segundo Cinara, esse tipo de erro é muito comum, e é preferível, de fato, que os fotógrafos se concentrem no bem estar do bebê na hora do ensaio, e corrigir os erros mais tarde, na pós-produção.

Durante sua palestra no Newborn Photo Conference, ela mostra como corrigir as imperfeições mais comuns de pele, como fazer as montagens com as poses e muito mais. Por uma opção pessoal de estilo, ela prefere que suas fotos se mantenham o mais próximo do real possível: “Eu gosto da foto atemporal, não gosto de nada que marque a minha foto no tempo. Se eu colocar um filtro âmbar, isso vai mostrar que eu gostava, naquela época, de fotos com cores mais quentes. Isso vai datar a minha foto. Não quero uma foto que seja datada, quero uma foto que seja para sempre”, diz.

“Eu vou ensinar os ajustes fundamentais porque precisamos partir de algum ponto. Mas a partir daí, cada um pode tratar a sua foto segundo o seu próprio gosto, o seu próprio estilo”, afirma Cinara.

Ficou com vontade de assistir a palestra da fotógrafa Cinara Piccolo? Então acesse: http://www.newbornphotoconference.com.br/index.php

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros