Christian Cravo apresenta exposição sobre a África

Sob um olhar sensível e apurado, o fotógrafo Christian Cravo produziu a mostra “Luz & Sombra”, que expõe uma África monumental e nada clichê a partir de recortes abruptos de animais e paisagens, privilegiando a estética à narrativa. A exposição, que foi inaugurada em 2012, na galeria Throckmorton Fine Art, em Nova York, reúne 25 fotografias, resultados da imersão de Cravo por sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda. Nas fotos, percebe-se a ausência da figura humana e a consequente supressão dos aspectos etnográficos tão recorrentes nos registros da Mãe Africa.

As fotografias foram concebidas como puras formas de luz e sombra, caráter que é reforçado pelo uso do branco e do preto na composição delas. As cenas parecem desmaterializar a natureza, desestabilizar a percepção e instigar a imaginação de quem as olha.

Depois de sua inauguração, a mostra veio para o Brasil. Em 2014, a exposição passou pelo Museu Rodin Bahia, de Salvador, e no ano seguinte, pelo Museu Afro Brasil, em São Paulo, quando, inclusive, foi premiada como a melhor exposição fotográfica do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Nesse mês, a exposição voltou à cidade, trazendo fotografias inéditas e é apresentada junto ao livro, já editado, que conclui o projeto. A publicação tem capa dura e reúne mais de 90 fotografias. Agora, é possível conferir esse trabalho na Dan Galeria, nos Jardins, até o dia 27 de Agosto.

Serviços:

Dan Galeria

Rua Estados Unidos, 1638 – Jardim Paulista

Tel: (11) 3083-4600

dangaleria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por