// Catadores são tema de exposição de fotografia de Martha Cooper e “Pimp my Carroça”

VenueNos anos 70 e 80 a fotógrafa Martha Cooper passou a registrar, no caminho de volta do trabalho para casa, cenas do cotidiano de Nova York, em especial cenas ligadas a street art. A fotógrafa passou a ser uma das grandes entusiastas e responsáveis pela disseminação e valorização do grafite mundo afora.

Depois de 35 anos retratando a cena do grafite e hip hop, a fotógrafa documental norte-americana conheceu o ativista brasileiro Mundano, fundador do movimento Pimp My Carroça, e os dois desenvolveram um trabalho junto aos catadores de lixo reciclável de todo o mundo. Mundano já conhecia muitos catadores de São Paulo e Martha veio ao Brasil fotografa-los, ao mesmo tempo em que começou a registrar os catadores de diferentes lugares por onde passava. Para Martha, esse projeto mudou um pouco sua vida, “Com esse trabalho, eu senti que estava fazendo algo responsável, que tinha a ver não somente com como reciclamos materiais, mas com a quantidade de lixo que produzimos”, explica.Photomag-Martha-Cooper3

Deste projetou nasceu a ocupação “Viva os Catadores”, aberta à visitação no Red Bull Station, em São Paulo. É a primeira exposição de Martha Cooper no Brasil e além das fotos, uma instalação feita com uma carroça e um documentário sobre o projeto integram a mostra. O objetivo é dar mais visibilidade, promover o diálogo e reforçar a importância do trabalho desenvolvido pelos catadores, seja pela geração de renda ou redução do impacto ambiental.

“Viva os catadores” traz imagens de catadores pelo Brasil e pelo mundo feitas pela Martha Cooper, mas qualquer um pode ter sua foto exposta na ocupação. Para isso é só fotografar algum dos muitos catadores existentes no mundo e postar a foto com a hashtag #vivaoscatadores no Instagram, assim a imagem é exibida em tempo real em um painel interativo que faz parte da mostra.

https://www.youtube.com/embed/KlKCrvjXsXE

O vídeo “I am Martha Cooper”, lançado pelo Red Bull Amaphiko,  conta como nasceu a parceria entre Martha Cooper e o “Pimp my Carroça” para realizar a exposição “Viva os Catadores”. A mostra é apresentada pelo Red Bull Amaphiko, programa que iniciou seu trabalho com jovens sul-africanos e brasileiros em 2014 e, em 2015, selecionou 15 pessoas de todo o Brasil com projetos que criam diferentes formas de realizar transformações sociais que tornem as cidades lugares melhores para se viver, com ênfase em cultura, tecnologia digital e esportes.

 

Photomag-Martha-Cooper2

Serviço

Viva os Catadores

Red Bull Station: Praça da Bandeira, 137 – Centro, São Paulo, tel. (11) 3107-5065

Até 30 de janeiro. Terça a sexta: 11h às 20h. Sábado: 11h às 19h

*o espaço entra em recesso de 18 de dezembro a 12 de janeiro

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros