Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?
Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...
É muito comum ouvir em agências de Publicidade e ou escritórios de Design, a expressão “brifar um cliente”, que significa fazer um levantamento detalhado de necessidades e informações cruciais para se iniciar um projeto. E vejo que cada vez mais, grandes fotógrafos de casamento, já incorporaram esse conceito em seus fluxos de trabalho.
Então, se não possuí o costume de “brifar seus clientes”, adquíra-o, pois irá polpar muitas surpresas (muitas vezes inconvenientes), melhorará seu fluxo de trabalho e certamente atingirá o principal, que é a satisfação do cliente.
O mercado de fotografia de casamento está cada vez mais disputado, e com isso nossos clientes estão cada vez mais exigentes com relação à suas próprias necessidades. Temos duas opções: 1) surpreender o cliente ou 2) continuar fazendo tudo do mesmo jeito sempre e sem mudar nada. Se você optou pela primeira opção, parabéns! Isso significa você que tem vontade de inovar sempre.
Então porque usar um Briefing?
De modo geral, cada cerimônia é única, mesmo que os rituais sejam semelhantes e, ou, organizados pelo mesmo cerimonialista. Porém são: casais, convidados, decorações e situações diferentes. Isso abre a necessidade de um amplo entendimento do que deverá ocorrer durante todo o evento, para que não haja surpresas para a equipe de fotógrafos. Costumo sempre brincar com os noivos e muitas vezes isso vale uma conversa isolada com cada um, pois “vocês podem fazer surpresas um para o outro… mas nunca para o fotógrafo”.
Costumo separar meu briefing em duas partes:
1) Briefing do Casal: aqui tento sempre levantar informações importantes sobre os gostos pessoais e do casal, ex: música, lugares, cor que mais gostam qual a música da relação, relação com os pais e família, qual o estilo de cada um e da relação (amizade, romântico etc), muitas vezes é necessário saber se são mais formais/discontraídos/modernos etc. Enfim, são informações para que se possa construir na mente, quem são essas pessoas. A relação com a família é um ponto crucial, se os pais são separados em regime litigioso, certamente não são mais íntimos ou amigos, bom saber com antecedência para não cometer a gafe de tentar juntá-los em uma foto, poderá causar constrangimento.
2) Briefing do Evento/ou Cronograma: Daqui extrai-se todos os passos do casal, desde o making of até o final da festa. Faça um cronograma de cada etapa, horários e lugares que sairão e para onde chegarão. Muitas vezes, você poderá identificar uma necessidade especial, não prevista na primeira conversa. Procure questionar sempre as distâncias entre os eventos, principalmente do salão para a igreja, até porque os noivos acabam se esquecendo que o dia será corrido. Caso tenha oportunidade, faça sugestões também para melhorar sempre a logistica do cronograma. A noiva sempre se esquece que o cabelereiro da família está a quilômetros da festa, e isso pode prejudicar a maquilagem etc, ou que se deixarem para passar a gravata muito tarde os convidados irão embora.
O ideal é :
a) sempre fazer um briefing básico, na data do fechamento do contrato com os noivos;
b) rever o cronograma quando todos os profissionais, serviços e detalhes já tiverem sido definidos/contratados.
c) rever o segundo briefing uma semana antes do casamento, na possibilidade de haver mudanças
Usando o briefing de maneira eficaz
Ok, agora você já possui uma série de informações valiosas, e o que fazer com tudo isso? Calma, respire fundo e vamos por partes.
O primeiro briefing, ajudará na definição do estilo das fotos, também o tipo de álbum e diagramação. Tome como costume, construir o álbum mentalmente, antes do casamento, assim com as informações do briefing você certamente saberá o que o casal gosta e já terá idéias antecipadas do que fotografar. É importante, e para não causar problemas futuros, levar algumas referências e discutí-las com o casal. Por vários motivos: você ganha mais intimidade com eles, confiança e também não será surpreendido por uma cara feita do tipo “poxa, não era bem o que a gente queria”. Lembre-se: foto boa é a que o cliente compra.
O segundo briefing, será um cronograma detalhado da festa. Saber os horários e sequências da cerimônia, bem como as etapas da festa fará com que sua equipe se antecipe e estejam prontos para captar ótimas fotos, nos lugares e horários determinados.
Outro fator é que o fotógrafo, por já haver passado por outros casamentos antes, já tenha uma bagagem para fazer sugestões. Caso não tenha, visite cerimônias de casamentos e veja a movimentação das equipes, ou tente acompanhar algum fotógrafo em sua rotina para ganhar essa experiência.
Palpitando na logística, é possível evitar gargalos falta de tempo para fotografar a noiva no carro, ou correrias desnecessárias devido ao mal planejamento do cliente. E acredite, o cliente as vezes era feio no planejamento.
Dica: mesmo que os noivos optem por algo muito moderno, nunca deixe de fazer algumas fotos tradicionais. Muitas vezes a família pede esse tipo de material, e tê-los é sempre um ponto positivo para você.
Briefings comentados¹:
Figura 1 – Cristiane e Ricardo
Perfil do Casal: entre 35 à 40 anos
Briefing: Cerimônia na igreja, recepção para 250 convidados. Relação mais romântica; Possuem muitos amigos; Gostariam de fotos mais naturais e que valorizasse o romantismo.
Figura 2 – Palloma & Hog
Perfil do Casal: entre 25 à 30 anos
Briefing: Casal Jovem; Gostam de rock; Atualidade. Queriam enquadramentos diferenciados com proposta de moda. Gostariam de valorizar bastante a relação com os amigos e brincadeiras.
Figura 3 – Cristiane e Vinicius
Perfil do Casal: entre 25 à 30 anos
Briefing: Casal Jovem; Divertidos; Gostam de viajar. Queriam fotos em que a diversão estivesse presente.
Perfil do Casal: entre 25 à 30 anos
Briefing: Casal Jovem; gostam de MPB; descontraídos; Gostariam de fotos tradicionais, misturadas com fotos espontâneas. Queriam retratar a amizade e celebração com os amigos.
*¹- Para melhor visualizar as imagens, clique sobre elas.
Clique abaixo e conheça um modelo de Briefing que pode ser entregado aos noivos:
Por:
Murilo Martinez, paulistano, formado em comércio exterior e fotógrafo por paixão.
Iniciou sua carreira na fotografia em 2005 e, desde então, tem se dedicado ao tema, estudando novos conceitos e práticas dessa arte. Especializou-se em fotografia social, principalmente casamentos, gestantes e ensaios pessoais. É professor de técnica do Instituto Internacional de Fotografia
www.murilomartinez.com.br
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