Arquitetura e Paisagens nas Lentes de Dennis Ramos

Dennis Ramos é fotógrafo fine art, mundialmente reconhecido. Nascido em Manilla, nas Filipinas, ele migrou para os Estados Unidos após terminar a faculdade de medicina. E foi assim que tudo começou: “Quando mudei para os EUA, peguei minha câmera e comecei a documentar as minhas novas experiências. Desde então, a fotografia tem sido grande parte da minha vida”, ele conta. Sua paixão por fotografia digital começou com retratos artísticos e uso de iluminação mista. Até que o seu fascínio por luz o levou a explorar novas formas de fotografia que logo evoluiu para o fine art de paisagem.

Toda essa sua ousadia já coleciona diversos prêmios. Em 2014, recebeu menção honrosa do International Photography Awards, venceu o The Epson International Pano Awards e o Neutral Density Magazine ND Awards. No ano seguinte, ganhou o primeiro lugar na competição da Digital Photo Pro Magazine, e seu trabalho foi pauta na Landscape Photography Magazine, na Silverhotz Magazine. No ano passado, foi premiado na Sony World Photography Awards e recebeu menção honrosa na IPA Int’l Photography Award.

“Diferentemente da maioria das fotografias de arquitetura e de paisagem, minhas imagens envolvem longa exposição, mínima composição e conversões monocromáticas”, Dennis explica. Ele conta que esse método foi o que ele encontrou para enfatizar o objeto fotografado e que a cor pode se tornar uma distração em suas composições, por isso, ele opta pelo p&b e cria uma impacto visual bem maior em quem olha o seu trabalho.

Para Dennis, formatos geométricos chamam a sua atenção por se destacarem do ambiente de forma geral. O que agradar os seus olhos vira fotografia. “Normalmente, eu fotografo uma hora antes do pôr-do-sol para conseguir o melhor contraste. A luz e a sombra desse horário trazem mais drama à cena”, ele revela.

Exemplo de imagens minimalistas, ele conta que adicionar mais elementos em suas composições é uma dificuldade enorme, com o qual ele, vez ou outra, tenta se arriscar. Além disso, o fotógrafo revela que seu maior desafio é a falta de criatividade e motivação. “Olhar trabalhos de grandes artistas ajuda a estimular o fluxo de imaginação e a urgência de fazer arte”, Dennis confidencia, e completa: “Emoção é parte integral da fotografia. Pelas minhas imagens, eu sempre quis transmitir o mesmo sentimento que eu senti ao criar a foto”.

Em sua primeira visita ao Brasil, Dennis Ramos será um dos nove palestrantes do Photo Inspiration que acontece em Janeiro/2018. Com a palestra “Arquitetura e Paisagem Fine Art: Da concepção à execução da ideia”, Dennis vai compartilhar a sua experiência e falar sobre composição e técnicas de pós-produção para imagem fine art. Depois do congresso, Dennis irá ministrar um único workshop, para um número limitado de alunos, em São Paulo, e irá refinar sua visão fotográfica e adicionar mais criatividade em sua composição. Este curso é dedicado a Fotografia de Arquitetura e Paisagem em Preto e Branco, usando técnica de exposição longa. Nessa experiência, os alunos irão aprender como usar filtros de densidade neutra para produzir imagens deslumbrantes em preto e branco.

 

 

 

 

 

 

Criado a partir da vontade de expandir a discussão no âmbito da fotografia como arte, o Photo Inspiration vem com o principal objetivo de colocar a fotografia em um lugar mais comum e acessível. O evento busca estabelecer um paralelo entre os conhecidos segmentos da fotografia como o fotojornalismo, fotografia documental, paisagem, arquitetura e retrato como linguagem para um campo de expressão autoral.

Serão dois dias nesse universo.  Nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2018, nove palestrantes, especialmente escolhidos,  dividirão com o público suas experiências, conhecimento e impressões sobre esse mercado tão rico de possibilidades.

O evento acontecerá no Teatro Gazeta, em São Paulo. Haverá transmissão ao vivo online.

Acesse o site para mais detalhes: https://photoinspiration.com.br/

Para dúvidas ou informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail eventos@iif.com.br  ou pelo telefone (11) 3021-3335

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por