// Arquitetura e Paisagens nas Lentes de Dennis Ramos

Dennis Ramos é fotógrafo fine art, mundialmente reconhecido. Nascido em Manilla, nas Filipinas, ele migrou para os Estados Unidos após terminar a faculdade de medicina. E foi assim que tudo começou: “Quando mudei para os EUA, peguei minha câmera e comecei a documentar as minhas novas experiências. Desde então, a fotografia tem sido grande parte da minha vida”, ele conta. Sua paixão por fotografia digital começou com retratos artísticos e uso de iluminação mista. Até que o seu fascínio por luz o levou a explorar novas formas de fotografia que logo evoluiu para o fine art de paisagem.

Toda essa sua ousadia já coleciona diversos prêmios. Em 2014, recebeu menção honrosa do International Photography Awards, venceu o The Epson International Pano Awards e o Neutral Density Magazine ND Awards. No ano seguinte, ganhou o primeiro lugar na competição da Digital Photo Pro Magazine, e seu trabalho foi pauta na Landscape Photography Magazine, na Silverhotz Magazine. No ano passado, foi premiado na Sony World Photography Awards e recebeu menção honrosa na IPA Int’l Photography Award.

“Diferentemente da maioria das fotografias de arquitetura e de paisagem, minhas imagens envolvem longa exposição, mínima composição e conversões monocromáticas”, Dennis explica. Ele conta que esse método foi o que ele encontrou para enfatizar o objeto fotografado e que a cor pode se tornar uma distração em suas composições, por isso, ele opta pelo p&b e cria uma impacto visual bem maior em quem olha o seu trabalho.

Para Dennis, formatos geométricos chamam a sua atenção por se destacarem do ambiente de forma geral. O que agradar os seus olhos vira fotografia. “Normalmente, eu fotografo uma hora antes do pôr-do-sol para conseguir o melhor contraste. A luz e a sombra desse horário trazem mais drama à cena”, ele revela.

Exemplo de imagens minimalistas, ele conta que adicionar mais elementos em suas composições é uma dificuldade enorme, com o qual ele, vez ou outra, tenta se arriscar. Além disso, o fotógrafo revela que seu maior desafio é a falta de criatividade e motivação. “Olhar trabalhos de grandes artistas ajuda a estimular o fluxo de imaginação e a urgência de fazer arte”, Dennis confidencia, e completa: “Emoção é parte integral da fotografia. Pelas minhas imagens, eu sempre quis transmitir o mesmo sentimento que eu senti ao criar a foto”.

Em sua primeira visita ao Brasil, Dennis Ramos será um dos nove palestrantes do Photo Inspiration que acontece em Janeiro/2018. Com a palestra “Arquitetura e Paisagem Fine Art: Da concepção à execução da ideia”, Dennis vai compartilhar a sua experiência e falar sobre composição e técnicas de pós-produção para imagem fine art. Depois do congresso, Dennis irá ministrar um único workshop, para um número limitado de alunos, em São Paulo, e irá refinar sua visão fotográfica e adicionar mais criatividade em sua composição. Este curso é dedicado a Fotografia de Arquitetura e Paisagem em Preto e Branco, usando técnica de exposição longa. Nessa experiência, os alunos irão aprender como usar filtros de densidade neutra para produzir imagens deslumbrantes em preto e branco.

 

Conheça o Photo Inspiration

A 1ª Semana Internacional de Fotografia Artística é um evento dedicado especialmente à fotografia autoral.

Foi criada a partir de uma parceria entre o Instituto Internacional de Fotografia (IIF) e a fotógrafa Danny Bittencourt, e irá reunir workshops e palestras para expandir a discussão sobre a área no âmbito da fotografia como forma artística e colocá-la em um lugar mais comum e acessível.

O evento é uma oportunidade para os fotógrafos buscarem conhecimento, inspiração e novas referências. É um espaço de reflexão sobre a fotografia como forma de arte, e um estimulo para os fotógrafos que atuam comercialmente e que quer desenvolver o próprio olhar sobre a fotografia.

O evento acontece no Instituto Internacional de Fotografia, em São Paulo, nos dias 23 a 26 de Janeiro de 2018.

 

 

Acesse o site para mais detalhes: https://photoinspiration.com.br/

Para dúvidas ou informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (11) 3021-3335

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Tudo sobre Fine Art

Tudo sobre Fine Art

A fotografia Fine Art cresceu no mundo todo, incentivando fotógrafos a...

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Os limites entre o real e a ficção são o convite para uma imersão na trama...

“A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte Contemporânea com Ronaldo Entler.

“A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte Contemporânea com Ronaldo Entler.

 “A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte...

Fotógrafo registra as estranhas criaturas do fundo do mar

Fotógrafo registra as estranhas criaturas do fundo do mar

O senso comum já diz que sabemos mais sobre a superfície da lua do que sobre...

Parceiros