// Apure o olhar: fotografia de arquitetura e interiores

Nós já sabemos que fotógrafos precisam ser muito observadores e detalhistas. Porém, principalmente na fotografia de arquitetura e interiores, é essencial que essa sensibilidade esteja ainda mais apurada – já que estamos lidando com outra grande obra de arte.

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar todas as formas, linhas e objetos decorativos que compõe aquela cena. Qual era a intenção do arquiteto? O que ele queria destacar? O que é mais importante? O que deve ser mostrado? O que pode ser descartado? A partir desses questionamentos, você terá um bom direcionamento para sua fotografia.

É importantíssimo lembrar também que para um resultado original e cheio de personalidade é preciso testar muito! Procure novos ângulos, olhe para todos os lados, para cima, fotografe em diferentes distâncias do objeto. Novos enquadramentos também geram resultados interessantes. Você pode utilizar a simetria, a regra do terço, ou as linhas dos objetos como referência – tudo vai depender das formas que você está trabalhando e qual composição valoriza mais o que você quer mostrar.

Na fotografia de interiores também existem muitas possibilidades a serem exploradas. Você pode manter o foco em um objeto diferente, em uma cor vibrante, ou até mesmo fotografar o ambiente como um todo para mostrar a composição dos objetos decorativos. Vale lembrar que, nesses casos, o ideal é usar uma grande angular – assim você captará um espaço maior.

Muitos outros aspectos são relevantes para um bom resultado em uma fotografia de arquitetura e interiores. É preciso analisar qual a iluminação adequada e até mesmo entender sobre a pós-produção dessas imagens.

 

 

Para ensinar todos esses conceitos, nós do IIF preparamos um workshop intensivo sobre fotografia de arquitetura com fotógrafa e arquiteta Melissa Binder.
Melissa atua no mercado e trabalha em especial com grandes construtoras. A fotógrafa é arquitetura graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie São Paulo (FAUMACK) em 2003. Pós graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM (2011).  Fotógrafa formada pelo Instituto Internacional de Fotografia (IIF) em 2012. Onde também participou dos Workshops de Fotografia de Arquitetura com Armando Vernaglia (2012), com João Ribeiro (2014). E em 2015 o curso de Fotografia de Arquitetura: mercado & técnica com Claus Weihermann.​
Após trabalhar 10 anos com Arquitetura, há 5 anos dedica-se apenas a fotografia, tanto de arquitetura como de interiores. Registra projetos de Arquitetos, Decoradores e Empreendimentos Imobiliários pelo Brasil.

Para saber mais informações sobre o curso, clique aqui. A próxima turma acontece nos dias 15 e 16 de Setembro de 2018 e as vagas são limitadas. Não perca tempo, inscreva-se!

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

O Prêmio Newborn Brasil está com inscrições abertas para a sua terceira...

Sete motivos para participar do Photo Meeting

Sete motivos para participar do Photo Meeting

O início de um novo ano traz a oportunidade de começar novas aventuras e dar...

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante, um dos nomes mais reconhecidos da fotografia subaquática do...

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Os limites entre o real e a ficção são o convite para uma imersão na trama...

Parceiros