// Agenda Cultural para o feriado com novidades de fotografia

Aproveitando o “feriadão” que muita gente emendou o Instituto Internacional de Fotografia preparou uma super agenda com alguns eventos relacionados ao universo fotográfico para as próximas duas semanas deste mês de setembro.

São diversas exposições que ocorrem por todo o Brasil. Tem Imagens da Índia captadas por Igor Oliveira sendo expostas em Campinas, Imagens da Celebração Religiosa a Iemanjá ocorrendo em Brasília, Recriação do Cerrado Baiano em Salvador, Retratos da Vida no Campo em Pernambuco e muitas outras mostras em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Confira a Programação:

AS CORES DA ÍNDIA

A exposição revela o olhar do fotógrafo Igor Oliveira sobre o país, no qual viveu por quatro meses.As 16 imagens selecionadas para a exposição revelam as diferentes cores existentes na Índia, como as encontradas nas vestimentas e na arquitetura, que refletem o contraste cultural, social e religioso que pode ser visto no país.

Quando: Até 08 de setembro, segunda-feira a quinta-feira, das 9 às 19 horas, sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados e feriados, das 9 às 13 horas.
Onde: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450, no Parque Itália – Campinas – SP
Quanto: Grátis
Informações: (19) 3772-4181

ODOYÁ! DIA DE FESTA NO MAR

Para reviver a celebração à rainha das águas, a Fundação Cultural Palmares preparou a mostra que reúne o olhar das fotógrafas baianas Isabel Gouvêa e Valéria Simões sobre um dos mais notáveis ritos do candomblé. As lentes das artistas focam aspectos distintos do rito religioso. As de Isabel Gouvêa estão mais voltadas para o ritual em si – as oferendas, os barcos, as representações da iyabá (feminino de orixá); as de Valéria Simões passeiam por feições, gestos, expressões e ações dos milhares de fiéis que, anualmente, acorrem ao Rio Vermelho (Salvador-BA), para participar do ato religioso.

Quando: Até dia 10 de setembro
Onde: Galeria Palmares (SBS, quadra 2, ed. Elcy Meireles, térreo) Brasília – DF
Informações: http://www.palmares.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=2994

SP-ARTE/FOTO

A 4ª edição da SP-Arte/Foto, maior feira de fotografia do país, acontece no Iguatemi São Paulo. Haverá lançamentos de livros com a presença dos artistas Bob Wolfenson, Boris Kossoy e Cassio Vasconcellos, e um curso gratuito sobre fotografia contemporânea com a professora Denise Gadelha. Vagas limitadas.

Quando: De 09 a 12 de Setembro
Onde:   Espaço Iguatemi – Rua Brigadeiro Faria Lima 2232 9º Andar – São Paulo, SP
Inscrições: [email protected]

A RECRIAÇÃO DO OLHAR SOBRE O CERRADO BAIANO

A mostra integra o programa Produzir e Conservar, uma parceria entre as três instituições com o objetivo de inserção de práticas sustentáveis na cadeia produtiva do agronegócio e implementar ações em prol da conservação no Cerrado e na Mata Atlântica. As fotografias da são, em sua maioria, resultado de uma oficina de fotografia, seguida por uma expedição pelo extremo oeste da Bahia realizada em maio deste ano. Na ocasião, 18 moradores locais produziram mais de sete mil cliques ao longo dos 900 km rodados nos municípios de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia.

Quando: de 14 a 18 de setembro, das 10h às 19h
Onde: Praça Campo Grande, Centro, Salvador- Bahia
Quanto: Grátis
Informações: (71) 3341 2440/ (77) 3611 7173

RETRATOS DA VIDA NO CAMPO

Exposição fotográfica com temática voltada para a agricultura do Brasil e da Argentina. A mostra circula os dois países e é composta por 41 fotografias.As imagens retratam os detalhes da vida do homem do campo, como o diálogo entre a simplicidade do trabalho diário na lavoura e a utilização de tecnologias. Um recorte da realidade agrária do Brasil e da Argentina..

Quando: Até 22 de Setembro.
Onde: Museu do Sertão, Petrolina (PE)
Quanto: Grátis
Informações: http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=635

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Exposição produzida pelo renomado fotógrafo Franco Bubani, que explora a temática fotográfica próxima de paisagem, no entanto o tema artístico está voltado para o onírico. Seu trabalho, a Fotografia Fine Art, vem despertando o interesse de colecionadores, decoradores e museus, que passaram a inseri-la em seu patrimônio cultural.

Quando: Até24 de setembro de 2010, de Segunda à Sexta de 09h às 18h e Sábado de 09h às 13h
Onde: Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl (Agnus Dei Galeria de Arte), Rua Santa Catarina, 1155 – Lourdes, Belo Horizonte-MG
Quanto: Grátis
Informações: http://www.galeriabeatrizabiacl.com.br/?p=257

LOS INVISIBLES – José Haro

A exposição LOS INVISIBLES: um olhar aos bastidores do cinema espanhol pelas lentes de Jose Haro estará na galeria do Espaço Cultural Instituto Cervantes de Brasília. a exposição propõe uma trajetória pelos diversos filmes contemporâneos espanhóis, onde o olhar se fixa naquelas imagens que escapam da câmera e, portanto, dos olhos do espectador. São fotos instantâneas, rostos, momentos de todos os técnicos e os extras que tornam possível a magia do cinema.

Quando: Até 25 de setembro,
Onde: Espaço Cultural Instituto Cervantes, SEPS 707/907 – conj. D – Asa Sul
Quanto: Grátis
Informações: (61) 3242-0603

COLEÇÃO PIRELLI MASP DE FOTOGRAFIA

Elogiada pela excelente qualidade das impressões a jato de tinta de até 110 cm de largura, a coleção Pirelli Masp reúne nessa sua décima oitava edição os artistas Ricardo Barcellos, Marlene Bergamo, Alberto Bitar, Octavio Cardoso, Ivan Cardoso, Anízio de Carvalho, Cia de Foto, Luiz S. Hossaka , Mariano Klautau Filho, Gustavo Lacerda, George Leary Love, Iêda Marques, Marco Mendes,Marcio Rodrigues, Bauer Sá,Maria Sampaio, Alexandre Sequeira e Guy Veloso.

Quando: 12 de agosto a 3 de outubro, de terça a domingo das 11 às 18 horas, e quinta, das 11 às 20 horas
Onde: MASP, Avenida Paulista 1578 – São Paulo- SP
Quanto: –
Informações: http://www.colecaopirellimasp.art.br/

FOTO-GRAFIA – A CIDADE E SUAS INSCRIÇÕES

No encontro a Profa. Stella Senra, Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Paris II,  discorrerá sobre “Populações tradicionais, multimídia e mundo branco : tensões e impasses das narrativas de identidade e de construção cultural”.

Quando: De 05 de Agosto a 7 de outubro
Onde: Museu Lasar Segall, R.Berta,111 – São Paulo, SP
Quanto: Grátis
Informações: http://web.me.com/angeladisessa3/segall/home.html

EM BRANCO E PRETO – JULIO COVELLO

O fotógrafo paranaense Julio Covello realiza Em branco e preto, sua sexta exposição individual, com o apoio do Museu de Imagem e Som. A mostra, como o próprio nome adianta, conta com 28 fotografias em P&B, algumas inéditas, de temáticas e locais variados, como Curitiba, Matinhos, São Paulo, Paraty, Londres (Reino Unido), Avignon (França).

Quando: Até o dia 17 de outubro, a partir das 18h30
Onde: Original Beto Batata (Prof. Brandão, 678)- Curitiba/PR
Quanto: Grátis
Informações: 3262-0840.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o estado de São Paulo recebe a...

Parceiros