Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo
O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...
A agência de fotos, Getty Images, uma das maiores do mercado fashion, decidiu proibir a edição de imagens dos corpos das modelos.
A decisão aparece para acompanhar os ajustes que mercado fashion vem fazendo para responder as críticas sobre padrão de beleza e tentar transmitir mais imagens positivas e reais do corpo feminino e sua diversidade. No começo de setembro, pouco antes da semana de moda de Nova York, grifes de luxo como a Louis Vuitton, a Dior, a Gucci e a Saint Laurent se comprometeram a banir modelos abaixo do peso e menores de 16 anos (veja aqui).
A Getty anunciou, em um e-mail enviado aos seus colaboradores, que a partir de outubro, exigirá que “eles não enviem imagens de conteúdo criativo que exiba modelos cujas formas corporais foram retocadas para fazê-las parecerem mais magras ou mais largas”.
Veja o e-mail original AQUI
O comunicado, no entanto, não proíbe a manipulação das imagens completamente. “Outras mudanças feitas aos modelos como alteração de cor de cabelo, formato do nariz, retoque de pele ou manchas e etc. Estão fora do escopo dessa nova lei e, por isso, ainda são aceitáveis”
A lei em questão é sobre o retoque de imagens que foi aprovada em 2015, e passará a vigorar na França no dia primeiro de outubro deste ano, obrigando as revistas e os editoriais a indicarem quando uma foto de uma modelo foi retocada. A imagem manipulada deve conter a seguinte inscrição “photographie retouchée” que, em tradução livre, significa “fotografia retocada”.
Caso a determinação não seja cumprida, a marca pode ser multada em €37.500, ou cerca de R$140 mil.
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