Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo
O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...
Certa vez, vi um pessoal fotografando os aros de uma bicicleta. Pensei: como sairia essa fotografia? O aro da bicicleta apareceria como um borrão? Noutro dia, vi uma senhora negra com um turbante lindo vendendo pipoca na praia, os raios do sol no fundo da imagem. Pensei: isso daria uma bela fotografia. No dia seguinte fiz a minha matrícula numa escola profissional.
Fotografar é um gesto de carinho e descoberta, sempre acreditei nisso. Posso dizer que essa deveria ser a fórmula secreta de todo fotógrafo. Sim, fotografar é o nosso trabalho. Esquecemos por instantes que fazemos por amor. Cobrar alguma parcela que não foi confirmada na data certa deixa o nosso trabalho um pouco mais “trabalhoso”, mas é aí que precisamos sorrir para nós mesmos, lembrar que a fotografia está ali andando de mãos dadas com a gente.
Coisas boas acontecem quando você trabalha com respeito, de coração aberto e sem pressa. A minha primeira câmera foi presente do vô Ica. Uma câmera polaroid. Ele falou: “pronto minha menina, agora você já tem o mundo”, mas presa no estúdio não lembrava nada aquela criança correndo com a câmera na mão.
Foi aí que comecei a perceber que se eu quisesse contar a história daquelas famílias do jeitinho que elas eram, eu não poderia pensar muito para fotografar, apenas sentir e clicar. Me identifiquei com um novo “estilo” de fotografia que estava surgindo no exterior, o lifestyle, em que o fotógrafo não cria cenários e nem busca poses forçadas. Assim a natureza, por exemplo, seria meu fundo fotográfico.
Não vou fotografar uma família sentada num sofá e todos olhando para a câmera com sorrisos sem jeito. A foto perfeita é aquela que não fica pensando nisso. Às vezes a regra vem pra fazer a gente enquadrar a nossa vontade numa moldura que não é a nossa cara, por isso eu só vou dizer “olha o passarinho”, quando um passarinho de verdade estiver voando perto de nós naquele momento.
Podem cair gotas do céu no meio do ensaio, mesmo o dia amanhecendo lindo e a previsão avisando que não terá chuva. Abrace o improviso. Faça uma fotografia diferente daquelas que já tinha feito. Sim, é possível trabalhar fora de estúdio. Trabalhar com luz natural, pensando que em cada cantinho a luz é diferente. Dentro ou fora de casa, num parque com muitas árvores ou mais aberto, ela sempre muda.
O lifestyle te leva a conhecer o diferente, a explorar a locação e a brincar com a criatividade e composição. Quero que os fotógrafos sintam como são os meus ensaios por meio das minhas palavras, fotografias e histórias no Newborn Photo Conference. Não é uma palestra técnica, feita de um jeitinho técnico, com um milhão de dicas técnicas. Quero que no final eles descubram que o melhor jeito de fazer as coisas é com muito jeito. E que fotografar um bebezinho no seu quartinho, que foi carinhosamente pensado pela mamãe, é a fotografia mais real, especial e valiosa que temos.
Se vale a pena? Poxa! Falar sobre fotografia quando é a sua paixão, sempre vale a pena. Conhecer um estilo diferente daquele que você não está acostumado, vale muito mais. Mas prometo no final da palestra entregar meu sorriso e um chocolate para cada um. Ah! Não se assuste quando você estiver indo embora e der vontade de pegar sua câmera e marcar um ensaio lifestyle para ontem. Isso costuma acontecer.
Vanessa estará no Newborn Photo Conference no dia 21/04/16, com a palestra: Newborn lifestyle: Retratando o bebê de forma livre e natural.
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