// “Abrace o improviso” – O Newborn Lifestyle, por Vanessa Atalla

Certa vez, vi um pessoal fotografando os aros de uma bicicleta. Pensei: como sairia essa fotografia? O aro da bicicleta apareceria como um borrão? Noutro dia, vi uma senhora negra com um turbante lindo vendendo pipoca na praia, os raios do sol no fundo da imagem. Pensei: isso daria uma bela fotografia.  No dia seguinte fiz a minha matrícula numa escola profissional.VANESSA ATALLA PESSOAL-2

Fotografar é um gesto de carinho e descoberta, sempre acreditei nisso. Posso dizer que essa deveria ser a fórmula secreta de todo fotógrafo. Sim, fotografar é o nosso trabalho. Esquecemos por instantes que fazemos por amor. Cobrar alguma parcela que não foi confirmada na data certa deixa o nosso trabalho um pouco mais “trabalhoso”, mas é aí que precisamos sorrir para nós mesmos, lembrar que a fotografia está ali andando de mãos dadas com a gente.

Coisas boas acontecem quando você trabalha com respeito, de coração aberto e sem pressa. A minha primeira câmera foi presente do vô Ica. Uma câmera polaroid. Ele falou: “pronto minha menina, agora você já tem o mundo”, mas presa no estúdio não lembrava nada aquela criança correndo com a câmera na mão.

Foi aí que comecei a perceber que se eu quisesse contar a história daquelas famílias do jeitinho que elas eram, eu não poderia pensar muito para fotografar, apenas sentir e clicar. Me identifiquei com um novo “estilo” de fotografia que estava surgindo no exterior, o lifestyle, em que o fotógrafo não cria cenários e nem busca poses forçadas. Assim a natureza, por exemplo, seria meu fundo fotográfico.

Não vou fotografar uma família sentada num sofá e todos olhando para a câmera com sorrisos sem jeito. A foto perfeita é aquela que não fica pensando nisso. Às vezes a regra vem pra fazer a gente enquadrar a nossa vontade numa moldura que não é a nossa cara, por isso eu só vou dizer “olha o passarinho”, quando um passarinho de verdade estiver voando perto de nós naquele momento.

Podem cair gotas do céu no meio do ensaio, mesmo o dia amanhecendo lindo e a previsão avisando que não terá chuva. Abrace o improviso. Faça uma fotografia diferente daquelas que já tinha feito. Sim, é possível trabalhar fora de estúdio. Trabalhar com luz natural, pensando que em cada cantinho a luz é diferente. Dentro ou fora de casa, num parque com muitas árvores ou mais aberto, ela sempre muda.

O lifestyle te leva a conhecer o diferente, a explorar a locação e a brincar com a criatividade e composição. Quero que os fotógrafos sintam como são os meus ensaios por meio das minhas palavras, fotografias e histórias no Newborn Photo Conference. Não é uma palestra técnica, feita de um jeitinho técnico, com um milhão de dicas técnicas. Quero que no final eles descubram que o melhor jeito de fazer as coisas é com muito jeito. E que fotografar um bebezinho no seu quartinho, que foi carinhosamente pensado pela mamãe, é a fotografia mais real, especial e valiosa que temos.

Se vale a pena? Poxa! Falar sobre fotografia quando é a sua paixão, sempre vale a pena. Conhecer um estilo diferente vanessa atalla -2daquele que você não está acostumado, vale muito mais. Mas prometo no final da palestra entregar meu sorriso e um chocolate para cada um. Ah! Não se assuste quando você estiver indo embora e der vontade de pegar sua câmera e marcar um ensaio lifestyle para ontem. Isso costuma acontecer.

Vanessa estará no Newborn Photo Conference no dia 21/04/16, com a palestra: Newborn lifestyle: Retratando o bebê de forma livre e natural.

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Parceiros