// A importância do Back parte II

Olá meus caros, cá estamos nós para a Parte II do post sobre a importância do backup.  Caso não tenham lido a Parte I  clique aqui. Havíamos falado inicialmente sobre como escolher o programa mais adequado, as principais funções e também um pouco sobre HD´s, nesta segunda parte falaremos do fluxo de gravação de backup, espero que gostem.

Preparando os dados para backup

É importante que os arquivos estejam bem organizados em seu HD de origem, caso contrário a atividade será algo realmente penoso.  Conselhos:

a)Procure criar diretórios distintos para arquivos de uso pessoal  e de uso profissional.

b)Grave os diretórios como Ano-mês-dia, Nome do Evento, pois assim o computador poderá organizar os diretórios em ordem crescente (ex.  2011-01-01 Ano Novo)

c)Periodicamente, exclua arquivos que não serão usados, isso alivia espaço e tempo do backup.  Costumo deletar aquelas fotos  que não serão enviadas para o clientes, inclusive o RAW, pois se não serve para o cliente, muito menos para portfólio.

d)Deixe as fotos em RAW em uma pasta separada dos fotos de JPG.  Particularmente, costumo criar um diretório para cada evento, e dentro do diretório crio duas pastas uma para JPG e outra para RAW.

Fluxo de Trabalho BACKUP

É muito importante deixar o programar executar automaticamente o backup, programe para que faça sempre as cópias ou no logon ou no logoff. Tenha um pouco de paciência, pois o micro irá demorar um pouco mais para ligar ou desligar, então saia e vá tomar um café.

Se estiver fazendo sincronização de vários arquivos para o HD, vindos de vários computadores, tome cuidado para as tarefas que ocorrerão primeiro, para não sobrepor arquivos incorretos.

Dica: Costumo atualizar a base do programa financeiro também no notebook, quando estou fora,  ou da agenda de status de clientes, quando estou em visita, desta forma, faço várias tasks diferentes e vou programando quais devem ocorrer primeiro, e aonde.  Existem etapas em que primeiro devo receber arquivos do servidor e outras em que preciso enviar arquivos atualizados para o servidor.  Nessas etapas, costumo criar primeiro tasks de transferência e sincronização de arquivos com o servidor, depois rodo as tarefas de backup do servidos para o HD de backup, para que tudo esteja guardado somente após a sincronização, porém é uma tarefa muito específica do meu fluxo de trabalho.

Os dez mandamentos:

1) “Nunca confiarás em somente um HD de Backup”
Pois é, imagine que você perdeu um enorme tempo fazendo seu backup, e de repente sua casa pega fogo ou seus dados são roubados.  Então sempre faça um segundo back-up e o guarde em local diferente do primeiro.  A dica é deixar um em casa, e outro no trabalho ou em outro lugar remoto.  Na ausência, opte por guardá-lo em local de difícil acesso ou se tiver internet de alta velocidade, pense na possibilidade de guardar seus dados em um servidor de backup on-line.  Na internet há ótimas opções, principalmente fora do Brasil, e não muito caro.

2) “Sempre executarás a TASK”
Se já não tiver de forma automática, pregue um aviso no seu monitor!”

3) “Sempre manterás seus dados organizados”
Isso é uma mudança de hábito, crie e seja feliz

4) “Gravarás mesmo assim os dados do seu cliente em um DVD”
Dados de clientes requerem cuidados especiais, cuidado extremo não é besteira”

5) “Cuidarás do HD de Backup como sua própria vida”
Picos de energia são os campeões de queima de HD, então se tiver um dinheiro sobrando, invista em um bom filtro de linha ou no-break, isso irá evitar qualquer dor de cabeça.  Evite ficar carregando HD´s por aí, são sensíveis e qualquer balançada brusca poderá desalinha a cabeça do leitor, e te dará outra dor de cabeça…

6) “Sempre atualizarás a tecnologia”
Procure há cada dois ou três anos, trocar o HD de backup por outro mais moderno, como disse anteriormente, todo cuidado é pouco, vale a pena investir.

7) “Nunca usarás Memória Flash para Backupear”
Conheço muita gente que faz os backups em Pendrives e similares, então vamos lá, não é a mesma coisa, ok?  São tecnologias totalmente diferentes, e a possibilidade de um pendrive estragar é tão grande quanto a de um pão cair no chão virado com o lado da manteiga para baixo.  Não vacilem, pendrive é para dados não importantes ou transitórios.

8 ) “Não usarás o Backup senão para Backupear”
Outra coisa importante, não bagunce seu HD com informações que não são do backup, é de uso exclusivo desta operação.

9) “Nunca compartilharás seu HD”
Restrinja sempre o HD para acesso somente de um micro (o Servidor), e de preferência com restrição de senha de acesso.  Evite ligar esse HD em outros micros, tente sempre fazer as sincronizações em rede e com o servidor, montando tasks específicas.  Caso precise instale o mesmo programa de backup em notes, ou crie tasks para retirar e sincronizar arquivos dos pendrives também.  Emprestar o HD para outros então… Nem preciso nem comentar, 3 chibatadas em praça pública!

10) “Nunca comprarás HD´s XingLing”
Assim poderá dormir em paz!!

Na terceira parte do post, falaremos sobre:

– Fluxo de trabalho de Backup durante eventos
– Armazenamento de backup de clientes
– Backup on-line

Fiquem atentos

Grande abraço

Murilo Martinez
Paulistano, formado em comércio exterior e fotógrafo por paixão.
Iniciou sua carreira na fotografia em 2005 e, desde então, tem se dedicado ao tema, estudando novos conceitos e práticas dessa arte. Especializou-se em fotografia social, principalmente casamentos, gestantes e ensaios pessoais. É professor de técnica do Instituto Internacional de Fotografia. www.murilomartinez.com.br

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros