// 5 dicas para fotografar viagens

Valdemir Cunha (7)_renamed_20902“A fotografia pode transformar um turista num viajante: o turista passa meio sem ver nada, o viajante é aquele que realmente conhece aquele lugar”.

As viagens são, para muitos, um dos momentos mais preciosos do ano. Não há nada melhor do que aproveitar o tempo  – merecido! – de folga para passear, sair de uma rotina maçante e ainda conhecer pessoas e lugares novos. As fotografias têm um papel fundamental nessas ocasiões, como registro de imagens que não queremos nos esquecer.

Portanto, é muito importante que fotografias de uma viagem especial fiquem excelentes, e remetam de alguma forma às vivências daquele momento. Pois as boas fotografias têm esse poder, que todos desejamos para os nossos registros de viagem: transpor o tempo e o espaço, nos levando até aquele lugar e recuperando os sentimentos que tivemos durante a experiência.

Mas como, afinal, podemos fazer isso? O fotógrafo Valdemir Cunha, com 25 anos de carreira na área de fotografia de viagem e natureza, dá cinco dicas básicas sobre como se organizar para trazer de cada passeio um bom material fotográfico.

1)      Faça uma pré-produção de viagem: pesquise as melhores datas, melhores tarifas, melhor época do ano para viajar para o locar determinado e para ver o que você quer ver. “Por exemplo, não adianta você ir pra França pra ver girassóis ou lavanda se você não sabe qual é a época certa. Então o planejamento da viagem é meio caminho andado, senão você gera expectativa pra ver coisas que você não verá. A pré-produção é uma etapa muito importante”, explica Valdemir.

2)      Leia tudo sobre o destino: guias, livros, exposições, filmes, e tenha todas as referências que puder sobre este lugar, para estar mais preparado para o que você vai conhecer.

3)      Tenha o equipamento adequado: tenha todo o equipamento adequado para o que você quer fazer. “Não adianta você querer ir para o Pantanal fazer fauna se você não tem uma tele longa. Você vai fazer tudo pequenininho.”, ironiza o fotógrafo.

4)      Respeite os horários da luz: respeite os melhores horários do sol e divida sua produção entre fotos em externa ou interna. “Ou seja, para fotografar, tem que acordar cedo. Estamos falando do nascer do sol até umas nove horas da manhã e das três da tarde até o pôr-do-sol para externas. Nesse meio tempo, você pode fazer coisas internas”, explica.

5)      Conheça o seu equipamento: independente do equipamento que você levar, conheça todos os recursos da sua câmera, para melhor aproveitá-la. “A tecnologia está deixando as máquinas compactas com muitas possibilidades que não existiam antes. Se é pra levar uma máquina mais simples, conheça bem o seu equipamento, porque ele pode te render coisas que você não faria se você não o conhecesse” explica Valdemir.

Valdemir Cunha
Valdemir Cunha especializou-se em fotografia de meio ambiente, natureza e viagens. Trabalhou durante seis anos na Editora Abril, como editor de fotografia das revistas Os Caminhos da Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de oitenta países, produzindo imagens para estas revistas e outros títulos da editora. De 2001 a 2009 foi editor executivo na Editora Peixes e coordenou o departamento de fotografia da empresa, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Os Caminhos da Terra.

Em 2006 começou a produzir livros, lançou Retratos do Brasil, uma coletânea de cenas brasileiras. Em 2007 Pantanal: O Último Éden; em 2008, O Brasil Genial da Oficina de Agosto e Mãos Preciosas: O Artesanato do Ceará; em 2009, fotografou para Tietê: um rio de várias faces e A Paisagem e o Olhar.

Curso Fotografia de Viagem
O fotógrafo ministra no IIF o curso Fotografia de Viagem, um workshop com duração de quatro dias. Com o objetivo de melhorar a produção fotográfica dos amadores e otimizar e organizar a produção dos profissionais, o curso é focado no treino do olhar e no aproveitamento da relação da fotografia com a viagem.

A fotografia pode transformar um turista num viajante: o turista passa meio sem ver nada, o viajante é aquele que realmente conhece aquele lugar. A fotografia é mais um meio de conhecer as cidades, os lugares mais bonitos e mais interessantes a partir de técnicas de fotografia e pré-produção de viagem”, afirma Valdemir, que resolveu oferecer o curso após anos de experiência em revistas de viagem, onde “se tem pouco tempo, mas tem que fazer muita coisa”.

Além disso, ele também aborda questões técnicas, composição e pós-produção de imagens.

Mais informações: http://photomag.iif.com.br/fotografia-de-viagem/

 

 

 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros