// 3 dicas valiosas para fotografia culinária

Com os smartphones com câmeras poderosas e as redes sociais, as fotos de comidas estão invadindo a rede. Para o dia a dia, tudo ok. Porém, nada substitui uma boa fotografia com preparação e planejamento – essencial para restaurantes e bares.

Desde sempre a fotografia vende. É ela que cria o desejo, que exalta as qualidades dos pratos e que dá água na boca. Para uma boa fotografia não basta apenas ter um prato atraente, as técnicas específicas de fotografia são necessárias para deixa-lo ainda mais suculento, atrativo e sedutor. Daremos algumas dicas essenciais mais para frente.

A produção de uma comida para a fotografia não é a mesma produção feita para servir o prato. Ela é muito mais detalhista. Esse vídeo sobre a produção dos sanduíches do McDonald’s para fotografias publicitárias é um exemplo.

Para que você entenda ainda mais sobre esse processo, vamos dar algumas 3 dicas valiosas para uma fotografia culinária de encher os olhos, dar água na boca e despertar vontade.

1) Pré-produção

Thomas_Kremer_Culinaria-26

Esse é o primeiro passo. É preciso servir o prato com o “objeto” principal sempre na frente que quem vai ser servido (nesse caso, a câmera! rs). Tenha em mente também se você quer tirar uma foto em close ou mais ampla, mostrando o que está à volta do prato. No segundo caso, também é necessário pensar no cenário da mesa e do fundo que irá aparecer na foto (mesmo que desfocado).

2) Iluminação

Thomas_Kremer_Culinaria-21

Depois da pré-produção, esse é o ponto mais importante de uma fotografia culinária. A iluminação natural é a que traz um resultado mais bonito à foto, por isso, abuse dela! Se você for fotografar à noite, use flashes externos, nunca os flashes embutidos da câmera. A iluminação feita por trás do objeto a ser fotografado evidencia as texturas do alimento, o que o deixa mais apetitoso. Nesse caso use também um rebatedor. Outra vantagem de usar a boa iluminação é a possibilidade do ISO baixo.

3) Nitidez

Thomas_Kremer_Culinaria-8

Um dos segredos da foto culinária é a sua nitidez. Assim, todos os detalhes do prato poderão ser observados como se quem vê aquela foto estivesse frente a frente com o prato pronto para degusta-lo. A dica é deixar o objeto principal do prato com o foco e os complementos desfocados. Para garantir a nitidez da foto, use um tripé.

-Atualizada em 17 de Fevereiro de 2017

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros