// Exposições que você não deve perder em São Paulo em Setembro!

O mês de Setembro já está quase no fim, mas ainda dá tempo de conferir algumas exposições fotográficas que estão rolando na cidade de São Paulo.

A equipe do Instituto Internacional de Fotografia, preocupada em oferecer a melhor agenda cultural para seus alunos e também para todos aqueles que acompanham nosso site (e as redes sociais, é claro), listou uma série de exposições que abordam diferentes temas dentro da fotografia. Destaque especial para a Valise Mexicana, fotografias inéditas no Brasil, de Robert Capa sobre a guerra cívil espanhola.

Confira com detalhes todos os eventos até o dia 05 de outubro:

Até o final desta semana (24), a Blau Projects, galeria que fica localizada  em Pinheiro, expõe uma série de fotografias do artista, curador e professor da UFRB, Ayrson Heráclito  chamada Pérola Negra. Em seus trabalhos Heráclito trabalha em instalações que reúnem performace, fotografia e vídeo e temas que lidam com elementos da cultura afro-brasileira. O artista é também conhecido, por ter sido um dos escolhidos para contribuir na retrospectiva da artista Mariana Abromovic, Terra Comunal, com uma performace-intervenção com performers convidados vestindo roupas feitas de carne-seca, que eram marcadas a ferro quente com insígnias de senhores de engenho da Bahia colonial. Veja mais aqui.

Também nessa semana (25), o SESC Santo André, apresenta um olhar etnográfico-fotógrafo- poeta do escritor paulista Mario de Andrade (1893-1945). Mario foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira, com a publicação do célebre Paulicéia Desvairada (1922), participou e organizou da semana de arte moderna no Teatro Municipal, evento que revolucionou e reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil e também é autor do consagrado romance, Macunaíma (1928). Com curadoria assinada pela pesquisadora Adrienne Firmo, a exposição traz um recorte de 60 fotografia tiradas durante uma viagem ao Pará e ao Peru, no ano de 1927 e que tem como foco a relação com o trabalho.

Até este mesmo dia (25), a Caixa Cultural apresenta a exposição Cinema Lascado, que faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista e pesquisadora Giselle Beiguelm. Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por video instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes da pesquisa sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas.

No mesmo local,até dia 02 de Outubro, há a exposição Valise Mexicana, dos renomados fotojornalistas Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour (Chim) sobre a Guerra Civil Espanhola. Trata-se de uma caixa encontrada, em 2007, na Cidade do México com mais de quatro mil negativos com a cobertura da guerra e que foram enviadas ao ICP em New York. Está é uma oportunidade rara para ver este trabalho , inédito no Brasil, e fruto de uma intensa pesquisa do ICP para saber se a icônica foto de um soldado tombando no momento da morte (setembro de 1936), atribuída ao fotógrafo norte-americano, de origem húngara, Robert Capa, era autentica.

Já na  Galeria Raquel Arnaut há uma exposição, até primeiro de Outubro, que apresenta os resultados da residencia artística realizada por Takashi Kuribayashi, do Japão, Raúl Díaz Reyes e Iñaki Domingo, da Espanha, e Tiago Mestre, português residente no Brasil, convidados pelos artistas representados pela galeria Carla Chaim, Carlos Nunes, Ding Musa e Geórgia Kyriakakis.  O objetivo é criar um dialogo entre a arte realizada pelos artista brasileiros e pelos estrangeiro que Jacopo Crivelli Visconti, crítico e curador que acompanha a produção de vários desses artistas, evidencia  Raid 8 insere-se numa genealogia de exposições organizadas por artistas no Brasil e no mundo ao longo das últimas décadas”. Para os fotógrafos, o destaque é a obra de Ding Musa que usa a fotografia para tratar de representação desde imagens do poder em Brasília até a confusão visual que pode causar um encontro entre um espelho e a quina de uma parede.

Também até o dia 01 de Outubro vai a exposição, na Galeria Millan, do artista visual Miguel Rio Branco, um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo e o único a integrar a agência de fotografia Magnum, fundada por Cartier-Bresson e Robert Capa em 1947. A exposição, que leva o nome Barro, compõe-se de 24 trabalhos realizados no início da década de 80 até recentemente e apresentam imagens de índios caiapós feitas na aldeia de Gorotire, no sul do Pará,inclusive a icônica imagem que estampou a capa de The Rhythm of the Saints, de Paul Simon. Com estas imagens há também algumas de mineradores, captadas em Serra Pelada, outras de azulejos da tradição portuguesa e as mais impressionantes de paisagens devastadas por queimadas.

Para fechar a lista de exposições, a indicação é para Os Jardins e a cidade trabalho realizado pela Família Müller, conhecida por viajar pelo Brasil e pelo mundo em busca de descobertas sobre cultura, turismo e sustentabilidade. Eles fotografaram os jardins botânicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife e o resultado pode ser conferido, até o dia 05 de Outubro, no Jardim botânico de São Paulo, na Avenida Miguel Estéfano. Uma visão poética e graciosa que almeja despertar um estímulo à contemplação, as imagens foram também reunidas em um livro, distribuído gratuitamente (é preciso se informar no Parque, pois há um número limitado de mil exemplares).

Confira mais informações diretamente nas páginas do evento:

1 – Ayrson Heráclito | Pérola Negra | Blau Project | Até 24 de setembro de 2016 | Página do evento.

2 – Mário de Andrade | Etnógrafo-fotógrafo-poeta | Sesc Santo André | Até 25 de setembro de 2016 | Página do evento.

3 – Giselle Beiguelman | Cinema lascado | Cultural São Paulo | Até 25 de setembro de 2016 | Página do evento.

4 – Takashi Kuribayashi, Raúl Díaz Reyes, Iñaki Domingo,  Tiago Mestre | Raid 8 | Galeria Raquel Arnaud | Até  01 de Outubro | Página do evento.

5- Miguel Rio Branco | Barro | Anexo da Galeria Millan | Até 1 de outubro de 2016 | Página do evento. 

6- A valise mexicana | Robert Capa, Gerda Taro e David “Chim” Seymour | Caixa Cultural São Paulo | Até 2 de outubro de 2016 | Página do evento.

7 – Família Müller | Os Jardins e a Cidade | Jardim Botânico | Até 05 de outubro | Página do evento.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros