// Agenda Cultural do IIF para Junho e Julho

O Instituto Internacional de Fotografia traz mais uma edição da Agenda Cultural, desta vez com algumas indicações de Mostras fotográficas por diversas partes do Brasil para o mês de Junho e Julho. Além disso, esta edição conta com a indicação de um curso para uma expedição ao Pantanal e oferece apoio ao Atelie de Imagem para a realização da Sexta-Feira Livre.

Confira mais informações:

Workshop

 “Expedição Pantanal Araquém Alcântara”

Esta série de viagens foi pensada exclusivamente para os amantes do Brasil, de sua natureza e diversidade cultural. Em Expedições Fotográficas únicas por um Brasil pouco conhecido, você vai viver a intimidade de um dos maiores fotógrafos de natureza do Brasil e do mundo, Araquém Alcântara, em busca de momentos eternos.

Informações: http://www.aoka.com.br/pt.expedicao.pantanal.araquem.alcantara

Apoio

“Sexta feira-Livre no Ateliê de Imagem”

Já pensou em participar de um evento gratuito com alguns dos maiores artistas, criadores e pensadores da imagem da atualidade, no fotogênico bairro da Urca no Rio de Janeiro? Você não pode ir ao Rio de Janeiro? Que tal então assistir à palestra completa através da internet, com direito a uma filmagem e edição de qualidade e sem pagar nada por isso?É isso mesmo! O Ateliê de Imagem, em um projeto que completa 12 anos, oferece quinzenalmente o projeto Sexta – Livre que recebe em seu estúdio grandes nomes para expor seus trabalhos ou pesquisas e conversar com o público, tudo isso com entrada gratuita!

Informações: http://photomag.iif.com.br/2011/05/sexta-feira-livre-no-atelie-de-imagem-o-iif-apoia-esta-iniciativa/

Participe

“Cuidar faz bem”

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) organizou uma atividade inédita para lembrar o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna (28 de maio). A exposição fotográfica “Cuidar faz bem” vai mostrar imagens que simbolizam o afeto e o cuidado da família no processo de gestação, parto e puerpério. As unidades de saúde do município e os hospitais do SUS (Santa Casa, Regional, Hospital da Mulher, Maternidade Cândido Mariano e HU) poderão participar da iniciativa mandando uma foto inspirada no tema proposto. Um júri técnico vai selecionar vinte fotografias que vão compor a mostra.

As fotos devem ser enviadas por email, no período de 30 de maio a 30 de junho, no seguinte endereço eletrônico: [email protected] ou [email protected]. As imagens devem ser tiradas em alta resolução e com legendas explicando a história da fotografia

Informações: http://www.midiamax.com/Sa%C3%BAde/noticias/755315-secretaria+fara+mostra+fotografica+sobre+reducao+mortalidade+materna.html

Mostra Fotográfica

“Multiplicidade é tema de mostra fotográfica”

A temática é diferente, mas a utilização da baixa velocidade na fotografia uniu os trabalhos das estudantes Graziele Gomes e Luíza Planela. O resultado das experimentações artísticas pode ser visto na mostra Multiplicidade entre o tempo e o espaço, que o projeto Bancarte, do Sindicato dos Bancários, apresenta até o dia 6 de junho. Estudante do bacharelado do curso de Artes da UFPel, Graziele Gomes mostra série de imagens que buscam expressar a multiplicidade de papéis sociais e personalidades do ser humano. São imagens distorcidas dos fotografados e das lentes da artista saem retratos em close ou em meio corpo.

Quando: Segunda a Sexta, das 13h30min às 17h30min
Onde: no Sindicato dos Bancários, Rua Tiradentes, 3.087, entre as ruas General Osório e Deodoro da Fonseca
Quanto: Grátis

“Fauna e Flora do Parque da Cidade”

De 1º a 05 de junho, a capital potiguar vai ser palco de mais uma edição da Semana do Meio Ambiente 2011. O evento é promovido todos os anos pela Prefeitura do Natal, e reserva uma programação especial em vários pontos da cidade. A população poderá participar de várias atividades, como audiências públicas, palestras, exposições, ecoblitz, oficinas, shows e apresentações culturais, entre outros. A exposição fotográfica Fauna e Flora de Canidé Soares estará aberta ao publico a partir das 14 horas.

Quando: De 1º a 05 de junho de 2011
Onde: Parque da Cidade/ Natal
Quando: Grátis
Informações: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-6009.html

 “O Legado da Família Wildberger”

 A exposição “O Legado da Família Wildberger” reúne uma seleção inédita de fotos do arquivo pessoal da família baiana, escolhidas e cedidas por Gilberto Wildberger de Almeida e Ricardo Wildberger Lisbôa, e recuperadas para o público pelo Goethe-Institut/ICBA. A mostra fica em cartaz até 30 de junho

Quando: De 03 de Maio a 30 de Junho de 2011
Onde: Galeria do Goethe-Institut Salvador/Bahia 
Quanto: Grátis
Informações:71-3338-4700

 “Clicks Cubanos, de Fábio Rebelo“

 Fábio Rebelo percorreu Cuba neste ano e registrou, em 12 fotografias, a vida no país onde o passado e o presente se confundem. Em Clicks Cubanos, que ficará em exposição com entrada franca no Instituto Cervantes de Porto Alegre, de 1° a 26 de junho, o fotógrafo mostra os carros Bel Air e Lada disputando as ruas com automóveis de marcas europeias, o reggaeton como música preferida das novas gerações e nos hotéis e paladares a Coca-Cola aparece junto à TuKola, conquistando espaço no refrigerador.

 Quando: De 1° a 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min. Aos sábados, das 9h às 12h30min
Onde: Instituto Cervantes (João Caetano, 285 – Três Figueiras)
Quanto: Entrada franca
Informações: (51) 3330-9452 ou www.portoalegre.cervantes.es

“TrilogiaRemix”

O público já pode conferir a exposição trilogiaRemix.TRAILER criada pelo coletivo de fotógrafos formado por João Milet Meirelles, Tiago Lima e Mayra Lins. A exposição é uma leitura do início do processo de criação do novo espetáculo do Bando de Teatro Olodum, “trilogiaRemix.DOC_aquartapeça” e ficará em exposição nos meses de maio e junho no foyer do Teatro Vila Velha, no Centro Antigo de Salvador.

Quando: Segunda a sexta-feira, das 14 às 18h
Onde: Teatro Vila Velha, no Centro Antigo de Salvador/BA
Quanto: –
Informações: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/05/publico-baiano-podera-conferir-mostra-fotografica-da-nova-peca-do-bando.html

“Maratona Fotográfica 2011”

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) divulga as imagens selecionadas na 17ª Maratona Fotográfica de Florianópolis. A mostra com 120 fotografias será aberta nesta quarta-feira (25/05), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, ocasião em que serão premiados os 27 fotógrafos amadores e profissionais vencedores da competição. Dos 265 candidatos que participaram do evento nas modalidades digital e filme, quatro receberão prêmios pelo conjunto de fotos e 24 pela melhor fotografia individual por tema. Durante a mostra, a galeria municipal também contará com monitoria a instituições de ensino, abrindo para visitas em horários especiais, mediante agendamento prévio na sede da Fundação Franklin Cascaes

Quando: Visitação de 26 de maio a 1º de julho – das 10h às 18h
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti – Praça 15 de Novembro nº 180, esquina com Rua Tiradentes – Centro
Quanto: Grátis
Informações: (48) 3324-1415.

Exposição

“II Lisboa 2011”

Exposições de fotógrafos nacionais, internacionais ou mesmo premios internacionais de fotografia, serão os ingredientes de uma mostra que este ano irá estar espalhada por diversos locais da cidade. Do Castelo de São Jorge ao Padrão dos Descobrimentos, do Cinema São Jorge ao Terreiro do Paço, passando pela Rua Augusta e mesmo ali ao lado o Chiado – Lisboa vai receber, em vários formatos, trabalhos fotográficos de grande qualidade que vão embelezar a cidade.

Quando: 1 a 30 de Junho
Onde: Lisboa/Portugal
Informações: www.expolisboa2011.com

 * O IIF não se responsábiliza pelo conteúdo oferecido em cada uma de suas indicações.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros